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Ações sustentáveis em destaque na mídia

Estratégias de comunicação para comunicar seus valores e ações sustentáveis

Veja como funciona a divulgação da assessoria de imprensa

A divulgação da assessoria de imprensa para negócios sustentáveis é indicada para:

Principais dúvidas do cliente na hora de contratar uma assessoria de imprensa:

O que significa “greenwashing”?

Greenwashing é o termo usado para descrever a prática de empresas ou organizações que tentam passar uma imagem falsa ou enganosa de sustentabilidade, ecologia ou responsabilidade ambiental, sem que isso corresponda à realidade. Empresas que tentam manipular a opinião pública e atrair mais clientes, investidores ou apoio, sem se comprometer de fato, que não possuem ações concretas e efetivas para reduzir os impactos ambientais negativos de suas atividades. Por exemplo, uma empresa que divulga que usa energia solar em parte de sua produção, mas não menciona que também usa combustíveis fósseis ou que gera grande quantidade de resíduos tóxicos.

O greenwashing é uma prática antiética e prejudicial, pois confunde os consumidores, gerando perda de credibilidade para as empresas que o praticam, caso sejam descobertas ou denunciadas. Além disso, pode gerar multas, sanções e processos.

Como evitar o greenwashing nas empresas?

Para evitar o greenwashing é preciso que a empresa adote uma postura ética e transparente em relação à sustentabilidade, respaldando a comunicação com provas, dados e fontes confiáveis que comprovem as alegações sobre as práticas ambientais da empresa ou do produto. 

Além disso, é importante comunicar de forma assertiva, clara e honesta, sem exageros, omissões ou distorções sobre os benefícios ou impactos ambientais da empresa ou do produto.

É preciso ter cuidado com imagens sugestivas, reinvindicações irrelevantes, declarações que se autointitulam melhores que as outras, ausência de dados comprovatórios, entre outras situações que possam induzir o consumidor e a sociedade no geral ao erro ou confusão.

O que a assessoria de imprensa faz efetivamente para as empresas sustentáveis?

O trabalho da assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação que tem o objetivo de despertar interesse nos jornalistas, editores e produtores sobre os principais acontecimentos da sua empresa. Esse trabalho estratégico pode acontecer de forma pontual (em curto prazo) ou de maneira estrutural (a longo prazo) contribuindo para a construção da reputação e do posicionamento de forma mais constante.

O principal objetivo da assessoria de imprensa é criar oportunidades para que o cliente apareça como fonte de informação em pautas e fazer com que os jornalistas sintam interesse em explorar as atividades sustentáveis e novidades do cliente. Ou seja, o assessor de imprensa intermedia o contato entre a empresa e os meios de comunicação. 

A assessoria de imprensa também pode ajudar as empresas que estão passando por crises de imagens relacionadas ao “greenwashing” ou que querem justamente evitar essa situação através de uma comunicação adequada.

Como funcionam os pacotes de assessoria de imprensa da Alma Gestão?

Oferecemos o pacote trimestral e trabalhamos também com fee mensal para pacote semestral ou anual. Tudo vai depender da demanda da sua empresa no momento. Por isso, a reunião de apresentação e alinhamento é importante. Vamos entender e identificar os assuntos relevantes que podem ser divulgados à imprensa. Não temos pacotes prontos porque montamos um pacote único, de acordo com o que você e a sua empresa precisam naquele momento.

O que a Alma Gestão oferece?

  • Atendimento exclusivo ou compartilhado 
  • Assinatura de contrato: mais segurança para a sua empresa
  • Criação e revisão do release
  • Segmentação dos jornalistas por editorias
  • Treinamento de media training para os porta-vozes
  • Monitoramento da marca
  • Prevenção e gestão de crise
  • Estratégia conjunta com influenciadores / influencers (marketing de influência)
  • Relatórios para acompanhamento das atividades e análises
  • Clipping e centimetragem
  • Alinhamento com as redes sociais do cliente

Para quem o release da sua empresa é enviado?

Temos acesso a diversas plataformas que disponibilizam mais de 120 mil contatos de jornalistas, editores e produtores do Brasil, além de diversos grupos em redes sociais.

Quem pode contratar um pacote de assessoria de imprensa para negócios sustentáveis?

Se você tem uma empresa ou negócio sustentável, ou seja, que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar social, a Alma Gestão tem um serviço especial para você.

Nosso objetivo é divulgar empresas brasileiras de todos os portes que se preocupam com os impactos ambientais e sociais, que tem como base a economia sustentável. Exemplos de empresas: 

  • que cultivam ou comercializam produtos orgânicos
  • que vendem ou instalam painéis solares
  • que produzem ou vendem embalagens ecológicas 
  • que protegem o meio ambiente
  • que oferecem alimentação saudável e natural
  • que trabalham com tratamentos alternativos à medicina tradicional e alopata
  • que fabricam biojoias
  • que trabalham com transporte não poluente
  • de construção sustentável
  • que querem evitar o “greenwashing” de verdade

ONG’s, projetos sociais e projetos ambientais também podem contratar o serviço de assessoria de imprensa para potencializar suas ideias. E a Alma Gestão se compromete a enviar um orçamento diferenciado porque faz parte da nossa missão apoiar projetos do bem!

Como a assessoria de imprensa impacta na conquista de novos clientes para a minha empresa?

Nossa equipe de profissionais de comunicação ajuda a construir uma imagem forte para o seu negócio sustentável, melhorando a reputação e atraindo mais clientes e parceiros.

Minha empresa passou por um problema de imagem nas redes sociais relacionado ao “greenwashing”. A assessoria de imprensa pode ajudar?

Sim! Muitas crises de imagem, reputação e identidade começam nas redes sociais e vão ganhando visibilidade nas outras mídias. Por isso, é preciso monitorar o que estão falando da sua marca nas redes sociais e dialogar com transparência para evitar ruídos de informação e minimizar os danos à imagem do cliente. As redes sociais são rápidas. Por isso, é preciso ter agilidade e ser assertividade na gestão de crise. Se a sua empresa está passando por uma crise nas redes sociais, solicite uma reunião sem compromisso com a gestora da Alma Gestão, que tem experiência com gestão de crise que envolvem greenwashing, diversidade, acidentes domésticos, acidentes com personalidades famosas, recuperação judicial, questões políticas, entre outras situações delicadas. 

Em caso de crises, a Alma Gestão cuida deste assunto com carinho e cuidado para minimizar os danos à reputação e imagem da sua empresa.

Como medir os resultados da assessoria de imprensa?

O trabalho da assessoria de imprensa é só uma das atividades que a empresa pode elaborar juntamente com o marketing digital, eventos, parcerias, ações de responsabilidade social, ações de vendas diretas, entre tantas outras. Por isso, é delicado mensurar apenas esse processo. Mas, alguns indicadores podem ser úteis, como: a geração de tráfego no site da empresa, o alcance e a audiência das publicações na mídia, considerando o perfil e o tamanho dos veículos de comunicação, repercussão nas redes sociais, o tradicional clipping (qualitativo ou quantitativo) e a centimetragem (valoração). A Alma Gestão tem parceria com algumas empresas de monitoramento e análise que oferecem pacotes especiais para o clipping e a centimetragem.

Ao lado, o exemplo de retorno de mídia que a Alma Gestão conseguiu para um cliente em um pouco mais de 1 ano de trabalho de assessoria de imprensa. Em 14 meses, mais de R$ 16 milhões. Quando comparado com o valor do fee mensal pago pela empresa, o retorno de mídia é 95 vezes maior do que o valor da mensalidade da assessoria de imprensa.

A Alma Gestão já atendeu empresas de quais setores?

A Alma Gestão possui experiência nos segmentos de indústria, B2B, construção civil, agronegócio, saúde, tecnologia e alimentação. Também atendemos startups e profissionais liberais.

Como contratar uma assessoria de imprensa?

Em primeiro lugar é importante que você tenha claro quais são as suas necessidades e quais são os objetivos de comunicação da sua empresa. Selecione algumas assessorias que tenham boa reputação e experiência, verifique as referências e veja os depoimentos dos clientes que já foram atendidos. Faça uma reunião de alinhamento para estabelecer expectativas claras sobre o serviço que será prestado e assine um contrato por segurança. Aqui na Alma Gestão, nos preocupamos em enviar por e-mail uma proposta detalhada e de agendar uma reunião de alinhamento de expectativas para detalhar a proposta. Estando tudo certo, nosso departamento Jurídico enviará um contrato para análise do cliente.

Quanto custa uma assessoria de imprensa?

O valor depende de muitos fatores como o tipo de atendimento, o porte da empresa, a duração do contrato, da quantidade de releases, do tipo de clipping acordado e da forma de pagamento. Para receber uma proposta sem compromisso, preencha o formulário abaixo.

9 motivos para contratar a assessoria de imprensa da Alma Gestão para negócios sustentáveis:

  1. Experiência em gestão de crise
  2. Conteúdo criado por jornalistas
  3. Mais de 17 anos de experiência no setor
  4. Equipe formada nas melhores faculdades do país (Faculdade Cásper Líbero, Mackenzie e FGV)
  5. Mais de 10 anos de experiência na estratégia B2B
  6. Entendemos a evolução da imprensa e dos novos veículos
  7. Temos uma ampla rede de relacionamento
  8. Assinatura de contrato para mais segurança
  9. Canal aberto para alinhamento com o cliente sempre que necessário

Quer contratar uma assessoria de imprensa especializada em negócios sustentáveis?

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