Digite a palavra

Notícias

A juniorização dos departamentos de marketing

A juniorização dos departamentos de marketing

Está cada vez mais evidente a juniorização das áreas. Profissionais com anos de experiência com excelentes currículos são trocados por analistas e estagiários com pouca experiência, que ganham menos e chegam com fôlego total… mas… sempre tem um “mas”…

 

Mas, o mundo cor de rosa das empresas, onde se tem menos custos e mais gente querendo trabalhar duro com ideias novas, acaba desabando algum tempo depois… a realidade é triste: o trabalho não flui com a mesma facilidade de antes, a falta de comprometimento é maior, você pode ser trocado a qualquer momento por R$ 500,00 a mais no salário, falta “calo” nas mãos, histórias positivas e negativas para serem usadas como experiência…

 

Sem querer generalizar, mas já generalizando, profissionais sem experiência pedem isso ou aquilo sem pensar o quanto seus desejos podem impactar nos projetos; não sabem pedir o que querem; não entendem que não são os únicos (geração mimada pela mamãe) e acabam dificultando o trabalho de profissionais mais experientes que sentam do outro lado da mesa…

 

Aliás, a experiência de sentar do outro lado da mesa deveria ser obrigatória, matéria de supra importância nas faculdades, estágio necessário…

Há algum tempo atrás, quando eu ainda era estagiária, quis trabalhar em uma agência de publicidade (aliás, hoje é dia do publicitário, sabia?!). No meu estágio anterior, eu era cliente, daquelas bem chatas, que diz às 17h de hoje “preciso de um e-mail marketing para amanhã às 8h30” (não, eu não entendia o processo de criação, achava que era fácil, era “só” uma peça afinal…). Depois de sentar do outro lado da mesa, como prestadora de serviço, atuando em uma agência de pequeno porte, entendi que um e-mail marketing não é “só um e-mail marketing”; que seu eu não tenho planejamento, meu fornecedor não tem culpa disso; que não existe fadas que criam peças lindas na madrugada; que “nada é tão simples como parece ser”.

 

Enquanto escrevia esse artigo, recebi um e-mail pelo site da Alma Gestão, de uma pessoa pedindo valores para criação de uma peça publicitária e impressão para hoje, se possível. Assim, sem mais informações de tamanho, conteúdo, quantidade e etc… Não posso afirmar que um profissional junior tenha enviado esse e-mail, mas uma solicitação como essa é típica de alguém que não sabe o que está pedindo…

 

Pensando nessas empresas que estão em busca de diminuir custos com seus departamentos de marketing e comunicação, a Alma Gestão oferece o serviço de consultoria de marketing e terceirização dos departamentos. Ou seja, a empresa mantem o profissional junior e chama a Alma Gestão para ajudá-lo!

 

Porque a sua empresa não precisa perder qualidade nos serviços de marketing, não precisa ter peças publicitárias caseiras, não tem que ficar sem marketing, eventos ou comunicação. Sua empresa merece e precisa de apoio de profissionais experientes por um valor justo!

Nos próximos artigos falaremos mais sobre isso…

 

Agora, preciso falar com o prospect que me pediu um orçamento sem pé e nem cabeça para hoje ainda… chamo isso de “catequização”…

 

Um abraço na sua alma e obrigada pela sua atenção, Mayra Reis – fundadora da Alma Gestão

WhatsApp chat